Aprovada proposta da CDU sobre transportes em Bonjóia

Na reunião de Câmara de 8 de Setembro o Vereador da CDU, Rui Sá, apresentou a seguinte proposta de recomendação, que foi aprovada por unanimidade:

PROPOSTA DE RECOMENDAÇÃO

Considerando que:

1. Apesar de ser habitada por centenas de pessoas, a zona da Bonjóia, na freguesia de Campanhã, não é servida pela rede de transportes públicos da STCP, cujas paragens de carreiras se situam a centenas de metros (estação de Campanhã, Rua de Azevedo ou Corujeira, ainda por cima separadas por arruamentos sem passeios e mal pavimentados, inseguros e/ou com grandes declives (como acontece no acesso à Corujeira);

2. A única alternativa de transporte público é assegurada por uma empresa privada de transportes (a VALPI), que na sua linha de ligação de Valongo ao Campo 24 de Agosto, passa pela Rua da Bonjóia;

3. No entanto, desde o início do mês de Agosto de 2009, a VALPI diminuiu a frequência das carreiras, que passaram a ser apenas três por dia (em cada um dos sentidos), em horários que, manifestamente, não servem a maioria dos moradores, no acesso aos trabalhos e às escolas, nem os idosos nas suas deslocações (designadamente aos postos de saúde) – para além de aos fins-de-semana e aos feriados esta carreira não se realizar, o que priva estes moradores de qualquer transporte público nesses dias;

4. Os moradores, ainda por cima, são obrigados a adquirir bilhetes para acederem às camionetas da VALPI (que variam entre 0,8 e 1,2€); que depois têm de ser complementados com a aquisição do passe da STCP para se poderem movimentar na restante rede de transporte público – o que representa um significativo acréscimo de custos para as famílias.

E dado que:

1. Sempre que há acidentes na Rua do Freixo, as carreiras da STCP são desviadas para a Rua da Bonjóia;

2. Com frequência realizam-se iniciativas no Palácio da Bonjóia em que os participantes são transportados em camionetas de turismo;

E tendo ainda em conta que:

1. É lamentável que a rede pública de transportes não cubra esta zona da Cidade e que seja uma entidade privada, cuja finalidade é o lucro e não o serviço social, a fazê-lo – embora de uma forma deficitária.

A Câmara Municipal do Porto, reunida em 8 de Setembro de 2009, delibera:

1. Apelar ao Conselho de Administração da STCP, SA, no sentido de proceder a alterações na sua rede de forma a garantir o acesso de transportes públicos aos utentes que moram e trabalham na zona da Bonjóia;

2. Enviar cópia desta Proposta para o Conselho de Administração da STCP, SA, Provedor do Cliente da STCP, SA, Direcção Geral de Transportes Terrestres, Junta e Assembleia de Freguesia de Campanhã.

Porto, 7 de Setembro de 2009

O Vereador da CDU – Coligação Democrática Unitária