CDU propõe uso de programa de fundos comunitários para recuperar o Bolhão

Numa visita ao mercado, na Baixa do Porto, na companhia do vereador da CDU na Câmara do Porto Rui Sá, a deputada do PCP no Parlamento Europeu Ilda Figueiredo ouviu as queixas dos comerciantes quanto ao adiamento na reabilitação do mercado do Bolhão. Durante esta visita, Ilda Figueiredo anunciou a intenção de apresentar ao Conselho Europeu, durante a próxima semana, em Bruxelas, um pedido de reforço de fundos comunitários para a reabilitação do edifício, uma vez que, conforme referiu a deputada, “há a possibilidade da Comissão Europeia disponibilizar mais mil milhões de euros durante o próximo ano”.

Ilda Figueiredo adiantou que “A nossa proposta é que, no próximo Conselho Europeu, a acontecer nos próximos dias 11 e 12, seja discutido, e esperemos nós aprovado, um plano, que a Comissão chama de Relançamento da Economia Europeia, que inclui não só reafectações de verbas, como também maior dinamismo na sua concretização com menor burocracia. Logo, se a Câmara do Porto tiver criatividade, e sobretudo vontade política, poderá recorrer a este programa com o objectivo de candidatar a reabilitação do mercado do Bolhão”.

Tendo em atenção que “o Porto é talvez a cidade portuguesa que tem mais zonas antigas degradadas”, Ilda Figueiredo acredita, por isso, que “estão criadas todas as condições para que haja um reforço de pedidos de fundos comunitários para investimento imediato nesta região”.

Contudo, a também vereadora da CDU na Câmara de Gaia defendeu que a reabilitação do mercado do Bolhão não deve “descaracterizar o edifício”. “Mantendo–o como alma da cidade, ou seja, com as suas características actuais e com os seus vendedores”, acrescentou.

Já Rui Sá, vereador da CDU na Câmara do Porto, qualificou de “enganosa” a atitude da Autarquia ter inscrito a verba de um milhão de euros, no orçamento de 2009, para reabilitação do Bolhão.

“Infelizmente, Rui Rio baseou–se apenas na privatização do mercado. Considerou que essa era a única alternativa para a sua reabilitação. Discordamos, porque essa reabilitação passaria por uma descaracterização do mercado. E, no fim, o que ficou demonstrado é que não há nenhuma proposta para o mercado, nem a Câmara tem nenhuma proposta alternativa”, lamentou Rui Sá.

Para o vereador comunista “não vale a pena o presidente da Câmara do Porto queixar-se mais”, aconselhando o social-democrata Rui Rio, antes, a ter “uma atitude pró-activa em defesa da reabilitação do mercado do Bolhão”, lutando, assim, “pelas causas da cidade”.