O Centro de Saúde de Aldoar/Ramalde deve ser servido por transportes públicos

No passado dia 25 de Outubro, o Vereador eleito pela CDU na Câmara Municipal do Porto, realizou uma visita ao local onde está instalado o Centro de Saúde de Aldoar e Ramalde para se inteirar das várias queixas que os utentes dessa unidade de saúde têm apresentado sobre a falta de transportes públicos a este local. Nesta visita Rui Sá foi acompanhado pelos eleitos da CDU na Junta e na Assembleia de Freguesia de Aldoar, respectivamente João Barros e Álvaro Fragata e ainda por eleitos na Assembleia Municipal do Porto.
Inaugurado há cerca de dois anos, este Centro de Saúde tem sofrido um significativo acréscimo de utentes provenientes da freguesia de Ramalde devido à transferência de médicos da Unidade de Saúde Familiar de Ramalde para este estabelecimento. O problema que desde há cerca de dois anos ainda não foi resolvido é a falta de transportes públicos que sirvam o Centro de Saúde e assegurem o acesso dum vasto conjunto de utentes maioritariamente idoso e com grandes dificuldades de mobilidade. A paragem da STCP mais próxima fica a uma grande distância do Centro de Saúde, o que obriga os utentes mais idosos a uma penosa deslocação a pé, situação agravada durante o período de Inverno.
Este problema tem preocupado, desde há muito tempo, os eleitos da CDU na Junta de Freguesia que desenvolveram diversas diligências junto da STCP para resolver este problema, chegando mesmo a angariar um abaixo-assinado com 808 assinaturas a solicitar a alteração do percurso da carreira. A hipótese, apontada pelos utentes e pela Junta, passa por uma ligeira alteração no trajecto das linhas com paragem em Martim Moniz. Sugerem que as carreiras 501 (Sá da Bandeira – Matosinhos Praia) e 504 (Boavista – Norteshopping) façam um desvio de 400 metros, criando-se uma nova paragem na rotunda existente à entrada da rua de acesso ao centro de saúde. Ao dar a volta nessa rotunda, os autocarros serviriam não só os utentes da unidade de saúde, mas também os moradores na envolvente, em particular dos bairros sociais de Aldoar e de Fonte da Moura.
O vereador da CDU, Rui Sá, vai apresentar uma proposta de recomendação na próxima reunião do Executivo, agendada para o dia 4 de Novembro, de modo a que a Câmara encontre uma solução com a STCP. “Do ponto de vista da rapidez, a alteração do traçado seria melhor. Não faz sentido que não haja transportes a servir esta população”, concluiu Vereador da CDU.

Print Friendly, PDF & Email
Share