Deputados do PCP em “Mandato Aberto” sobre a Infância na Cidade do Porto

O PCP realizou, no dia 20 de Outubro, um “Mandato Aberto” sobre a Infância na Cidade do Porto que contou com a participação dos Deputados na Assembleia da República Honório Novo e Jorge Machado.

Esta iniciativa incluiu a realização de várias visitas a instituições públicas e IPSS´s com trabalho nesta área. Na conferência de imprensa realizada no final dos encontros, o Deputado Jorge Machado acusou o governo de ter as prioridades invertidas em matéria de investimentos, na medida em que os anunciados programas PAIS e PARES abrem apenas linhas de financiamento para as instituições privadas e solidárias.

A opção política do governo publicamente anunciada de reduzir a rede pública “a zero” foi criticada pelo PCP porque tal “vai desproteger as famílias mais carenciadas”, afirmou o Deputado Jorge Machado. Na actualidade, os encargos com as instituições de cuidados à infância, nomeadamente creches e jardins de infância, constituem uma despesa impossível de assumir para muitos jovens casais, sobretudo tendo em conta o contexto de aumento do custo de vida e de precariedade laboral dominante.

Print Friendly, PDF & Email
Share