Coligação PSD/ CDS-PP implementa política de terrorismo social na DomusSocial

 Coligação PSD/ CDS-PP implementa política de terrorismo social na DomusSocial

Os órgãos de comunicação social tornam hoje público que, ontem, a Câmara Municipal do Porto procedeu ao despejo de um idoso com 86 anos da habitação municipal onde vivia, no Bairro de Rainha D. Leonor.

A notícia dá conta da “zanga de comadres” entre o Presidente da Junta de Freguesia da Foz do Douro (eleito pela coligação PSD/CDS) e a maioria PSD/CDS na Câmara, em torno do destino dado ao idoso, que terá sido transportado pela Polícia Municipal para as instalações da Junta de Freguesia (“abandonado à porta da Junta”, nas palavras do respectivo Presidente).

Mas esta troca de acusações públicas entre os autarcas da coligação PSD/CDS não podem fazer esquecer o essencial deste triste e vergonhoso episódio:

Numa altura de profunda crise social e económica, Rui Rio e a coligação PSD/CDS na Câmara Municipal do Porto procedem ao despejo de um idoso com 86 anos, que vive sozinho, pelo facto de ter uma dívida por pagamento da renda!

Este facto é, por si só, demonstrativo da insensibilidade social da maioria PSD/CDS que governa a Câmara Municipal do Porto. Mas ainda mais grave se torna que o processo de despejo tenha sido feito sem qualquer análise da situação do idoso, chegando-se ao cúmulo de ser despejado sem se preparar qualquer projecto de acolhimento de alguém que, segundo as notícias, teve que ser encaminhado para o Hospital de Santo António, onde viria a pernoitar!

Estes factos constituem uma autêntica machadada no discurso que PSD e CDS, a nível nacional, têm relativamente à necessidade da defesa dos interesses das pessoas mais idosas e desfavorecidas – na segunda cidade do País e na mais importante autarquia que governam, facilmente se constata que, afinal, a sua prática enquanto governo é de espezinhamento dos mais desfavorecidos.

Mas estes factos confirmam que, efectivamente, Rui Rio e a coligação PSD/CDS tem uma prática de verdadeiro terrorismo social, onde os mais elementares direitos dos seres humanos são desrespeitados. E, enquanto um idoso, sozinho, com 86 anos é despejado sem dó nem piedade por ter uma dívida de renda, os amigalhaços do Presidente (leia-se a empresa Todos ao Palco e a Junta de Freguesia de Massarelos) são tratados com toda a condescendência, sendo-lhes perdoados os atrasos ou as dívidas que têm relativamente ao Município do Porto.

A CDU, ao mesmo tempo que exige a Rui Rio para que proceda ao imediato realojamento deste Idoso, considera que é essencial que seja dado um esclarecimento público sobre todo este processo de despejo.

Porto, 20 de Outubro de 2010

A CDU – Coligação Democrática Unitária da Cidade do Porto

 

Print Friendly, PDF & Email
Share