Sobre a não realização da corrida Redbull e a promoção da Região do Porto e do Douro

 

A Red Bull Air Race (RBAR) foi, nos três anos em que se realizou, uma iniciativa que atraiu às margens do rio Douro, no Porto e em Gaia, dezenas de milhar de pessoas oriundas do exterior dos dois Municípios.

Esse facto, aliado às imagens projectadas sobre o rio Douro, as suas pontes e os centros históricos das duas cidades constituiu um importante bilhete-postal da região, susceptível de contribuir para a sua atractividade turística e para a animação, ainda que limitada, da sua actividade económica.

Nesta altura em que já está confirmado que, pelo menos, a edição de 2010 da RBAR não se vai realizar no Rio Douro, a CDU – Coligação Democrática Unitária dos Municípios do Porto e de Gaia considera essencial:

  • Saber se, efectivamente, os dinheiros públicos directos (da Administração Central, via fundos estruturais do Turismo ou outros) e indirectos (via patrocínios das empresas com capitais públicos) são, ou não, superiores àqueles que, por essa via, estavam disponíveis para apoiar a iniciativa se a mesma se realizasse no rio Douro;

  • Divulgar as contas públicas das três edições da RBAR que se realizaram no rio Douro, designadamente os custos que as mesmas tiveram para os cofres dos Municípios do Porto e de Gaia e para o erário público;

  • Tomar medidas para que se possa realizar uma grande iniciativa, promovida pelos dois Municípios, em torno do Douro, no Verão de 2010.

Se as duas primeiras propostas devem ser lidas à luz da necessária transparência na gestão dos dinheiros públicos e do esclarecimento sobre os contornos da decisão de alteração do local da prova, a terceira deve ser encarada como uma tentativa de transformar em oportunidade o fim de um evento que teve um grande êxito de mobilização popular.

De facto, o rio Douro, as suas pontes e os centros históricos do Porto e de Gaia tem uma beleza que é, naturalmente, independente da RBAR, sendo crucial continuar a investir na sua divulgação.

Lamentável é que esse mesmo património, a sua divulgação e potencialização fique dependente quase exclusivamente de eventos patrocinados e dependentes de empresas e de grandes grupos económicos, que olham para os mesmos, não como uma oportunidade de divulgação de património ou promoção da região, mas como eventos comerciais e promocionais de marca.

Lamentável é que as Autarquias não consigam encontrar pontos de entendimento para resolverem problemas comuns, ou aproveitaram de forma eficaz o muito que une estes Municípios.

Deste modo, a CDU – Coligação Democrática Unitária dos Municípios do Porto e de Gaia considera fundamental que as duas Câmaras promovam, em conjunto, um grande Festival em torno do rio Douro, que constitua um ponto alto da animação das duas cidades.

Esse Festival, que constituiria o fim do período de animação do Verão da região (cujo programa devia, no mínimo, ser articulado pelos Municípios do Porto, Gaia e Matosinhos), deve integrar componentes culturais, desportivas e recreativas, tendo o rio Douro, sempre, como “pano de fundo”.

Para o efeito deve ser estudado um programa que mobilize os agentes culturais e desportivos dos dois Municípios e que garanta a atracção de patrocinadores, devendo ser ponderada, por exemplo, a fusão (ou pelo menos a articulação), nesta iniciativa, de eventos que, actualmente, são promovidos individualmente pelos dois Municípios. Em particular, os desportos náuticos podem ter, também, um importante papel nesta iniciativa, aproveitando a tradição e o conhecimento de importantes colectividades sedeadas nos dois Municípios.

Ao apresentar esta proposta, a CDU – Coligação Democrática Unitária dos Municípios do Porto e de Gaia pretende acabar com o período de “chorar sobre o leite derramado”, considerando que aos autarcas dos dois Municípios a população exige acção e iniciativa e não o lamento permanente (por mais justo que ele seja).

Assim, a CDU – Coligação Democrática Unitária dos Municípios do Porto e de Gaia relança uma proposta já apresentada no passado mas inviabilizada pelas maiorias PSD/CDS que gerem os dois Municípios, no sentido de se realizar uma reunião conjunta das Câmaras Municipais do Porto e de Gaia para analisar e tomar medidas relativamente à organização conjunta deste Festival que agora propomos.

Na expectativa de que esse seja um primeiro passo para a necessária articulação de políticas entre os dois Municípios, que não podem estar sujeitos aos humores e às zangas dos seus Presidentes.

Porto, 22 de Dezembro de 2009

A CDU – Coligação Democrática Unitária / Concelhos do Porto e de Gaia

 

Participam na Conferência de Imprensa os eleitos da CDU Jorge Sarabando (AM V. N. Gaia), Rui Sá (CM Porto) e Sara Santos (AM Porto).

Print Friendly, PDF & Email
Share