CDU divulga listas à Câmara e Assembleia Municipal do Porto com gente capaz de dar rosto ao seu projecto distintivo

Pedro Carvalho, vereador da Câmara do Porto e mandatário concelhio da CDU, e Ilda Figueiredo, candidata à presidência da Câmara do Porto, fizeram a apresentação das listas da CDU aos órgãos municipais do Porto. Ambos valorizam a abrangência das listas da CDU, que incluem pessoas com provas dadas e reconhecimento na intervenção autárquica, sindical e associativa. Pessoas de diversos quadrantes da cidade do Porto e comprometidas com o projecto distintivo que caracteriza da CDU. Foi ainda sublinhada a forte presença de mulheres, no caso da Câmara mais de 50%, e de jovens.

Durante a conferência de imprensa, José António Gomes , 2º candidato à Câmara, afirmou “Precisamos de aumentar a dotação do orçamento para a cultura”, anunciando que a CDU pretende revitalizar as casas-museu da cidade “que são muitas”, designadamente a Casa-Museu Marta Ortigão Sampaio, Casa-Museu Guerra Junqueira, Casa-Oficina António Carneiro, mas também o Museu do Vinho do Porto ou as reservas municipais.

A defesa de uma política para as casas-museu e a defesa de uma política de leitura e para o livro são duas das ideias-chave na candidatura de Ilda Figueiredo, também ela autora de livros e ensaios, que quer igualmente criar uma rede de bibliotecas.

“Há que criar um novo modelo de gestão para as bibliotecas. Tem de se criar uma rede de bibliotecas para servir todas as pessoas do Porto”, disse o número dois da lista da CDU, referindo que em Lisboa, por exemplo, essa rede já existe.

Criar um encontro anual de livreiros na cidade e estudar apoios para as livrarias independentes, promover a leitura através da comemoração de aniversários de escritores, como o de Eugénio de Andrade ou Sophia de Mello Breyner, e manter os contactos “formais e regulares” com a Junta da Galiza (Espanha) e com a Direção Regional da Cultura do Norte são outras das promessas hoje anunciadas na conferência, que decorreu na Casa-Museu Marta Ortigão Sampaio.

O número dois da lista dos candidatos da CDU à Assembleia Municipal do Porto, Belmiro Magalhães, defendeu, por seu turno, uma “ideia força” para o próximo mandato é a defesa dos serviços públicos municipais, designadamente “travar o desmantelamento” do que é público.

“Rui Moreira e o CDS, e o Partido Socialista também, contribuíram para que ao longo deste mandato se tenha ido ainda mais longe do que Rui Rio (presidente antecessor de Rui Moreira) foi. O verbo privatizar foi usado demasiadas vezes”, acusou Belmiro Magalhães, exemplificando com o caso do lixo e da via pública e do pavilhão Rosa Mota, setores privatizados.

A lista da CDU à Câmara Municipal do Porto inclui também, além de Ilda Figueiredo e José António Gomes, Joana Rodrigues, bancária e dirigente sindical, Júlio Sá, engenheiro do partido Ecologista Os Verdes, Tiago Oliveira, mecânico e coordenador da União de Sindicatos do Porto, Maria Ribeiro, professor do Ensino Superior, Borges Coelho, maestro, Rogério Reis, professor do ensino superior e dirigente sindical, Ângela Magalhães, médica, Helena Carrinho, enfermeira, Rui Vaz Pinto, economista, Inês Gregório, produtora cultural, Vítor Vieira, técnico superior da administração local, Manuela Abreu Lima, animadora cultural, Ana Paula Soares, engenheira, Dantas Ferreira, advogado, Paula França, assistente social, Maria João Antunes, técnica de apoio ao cliente, António Madureira, arquitecto, e Fátima Almeida, empregada administrativa.

Para a Assembleia Municipal do Porto, os primeiros doze nomes da lista da CDU são Rui Sá, engenheiro, Belmiro Magalhães, dirigente do PCP, Sara Santos, ‘content writer’, Artur Ribeiro, comerciante, Manuel Loff, professor do ensino superior, Márcia Oliveira, advogada e dirigente do MDM – Movimento Democrático das Mulheres, José Varela, arqueólogo, Francisca Silva, estudante, Mário Cardoso, técnico administrativo e dirigente sindical e associativo, Sara Guimarães, professora, Joana Costa, técnica de marketing, e Nuno Coelho, empregado de hotelaria e dirigente sindical.

Os candidatos às presidências de Uniões e Juntas de Freguesia são João Barros (Aldoar, Nevogilde e Foz do Douro), Paulo Mourato (Bonfim), José Pimenta (Campanhã), Carlos Sá (Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, S. Nicolau e Vitória), Casimiro Calisto (Lordelo do Ouro e Massarelos), Artur Ribeiro (Paranhos) e Ana Magalhães (Ramalde).

Ler aqui a lista de candidatos: Apresentação das Listas CDU no Porto

Print Friendly, PDF & Email
Share