Assembleia da República aprova proposta do PCP para expansão da rede de Metro nos concelhos de Porto, Matosinhos e Gaia

O Projeto de Resolução n.º 938/XIII/2.ª do PCP – Alargamento da rede de metro do Porto – Porto (Campo Alegre), Matosinhos e Vila Nova de Gaia (em anexo) foi aprovado nos últimos dias de trabalhos parlamentares antes do encerramento da sessão legislativa. Esta iniciativa do Grupo Parlamentar do PCP não mereceu qualquer voto contra, tendo sido aprovada com as abstenções de PS e PSD.

Num quadro em que os anúncios realizados pelo Governo do PS são manifestamente insuficiente e contrários a compromissos assumidos para com a região do Porto, o PCP pretendeu com esta proposta contribuir para a concretização de um investimento público da maior relevância para o desenvolvimento da área metropolitana do Porto.

A aprovação desta posição pela Assembleia da República reclama do Governo do PS medidas imediatas para a sua concretização efectiva.

A DOCP do PCP renova a sua crítica à posição de absoluta concordância com o Governo do PS que Rui Moreira assumiu sobre esta matéria. Rui Moreira subscreveu a proposta do Ministro do Ambiente para limitar o investimento na cidade do Porto a uma “mini-linha” entre a Estação de S. Bento e a Casa da Música, hipotecando a concretização da necessária linha do Campo Alegre até Matosinhos Sul.

A Direcção da Organização da Cidade do Porto do PCP

Ler texto da proposta: Alargamento da rede de metro do Porto