Crónicas da Rádio – A opinião de Rui Sá

Crónica de Rui Sá, emitida na Rádio Festival de 04.11.2009

Com o objectivo de melhorar a limpeza da freguesia de S. Nicolau, onde se situa a “Ribeira”, Rui Rio decidiu estabelecer um protocolo de colaboração com a Associação de Bares da Zona Histórica do Porto. Para o efeito, a Câmara transferiu dinheiro e equipamentos para a Associação que, por sua vez, contrataria trabalhadores para fazerem a limpeza, com a condição de estes serem moradores na freguesia de S. Nicolau.

O princípio é correcto, tendo merecido o meu apoio.

Já me pareceu despropositado que, uma semana depois de ter, com pompa e circunstância, assinado este protocolo, o Presidente da Associação de Bares da Zona Histórica do Porto tenha sido apresentado como candidato da coligação PSD/CDS à presidência da Junta de Freguesia de S. Nicolau. Despropositado porque, evidentemente, a assinatura desse protocolo passava a ser vista como uma forma de beneficiar um candidato da coligação PSD/CDS que, ainda por cima, passava a dispor de dinheiros públicos para seleccionar moradores (eleitores…) da freguesia para lhes dar trabalho.

Disse-o publicamente, considerando que este comportamento não era transparente. Não obstante esta chamada de atenção, os protagonistas deste processo decidiram dar mais um passo a caminho do pântano lamacento em que o mesmo se transformou. A Associação de Bares da Zona Histórica do Porto, com as verbas públicas recebidas da Câmara, decidiu subcontratar os serviços de limpeza a uma empresa privada. Mas o sentimento de impunidade é tão grande que decidiram contratar uma empresa cujo sócio gerente é nem mais nem menos do que um também candidato da coligação PSD/CDS à Assembleia de Freguesia de S. Nicolau!

Ou seja, a Câmara estabelece um protocolo para limpar uma freguesia com uma associação cujo Presidente é, dias depois, apresentado como candidato a Presidente dessa mesma Junta pela coligação PSD/CDS. Essa mesma associação subcontrata uma empresa privada cujo sócio gerente é outro candidato da coligação PSD/CDS à mesma Assembleia de Freguesia. É evidente que as verbas e o âmbito territorial são muito menores do que os da operação Face Oculta, mas o escândalo é da mesma dimensão!

Como cereja em cima do bolo, no final do mês de Outubro o protocolo entre a Câmara e a Associação é “suspenso indefinidamente”, ou seja, e como dizem, com piada, os moradores da freguesia de S. Nicolau, foi “Protocolo para Eleitor ver!”…

Perante tudo isto, Rui Rio, o paladino do rigor e da ética, mantém um ensurdecedor silêncio que mais não é do que um reforço do ditado popular: “Olha para o que eu digo, não olhes para o que eu faço!”

Porto, 4 de Novembro de 2009

Rui Sá