Sobre o encerramento temporário da Escola Secundária Alexandre Herculano devido à chuva e falta de condições de segurança

Soube a CDU que hoje, 26 de janeiro de 2017, a Escola Secundária Alexandre Herculano veio a encerrar esta manhã devido à chuva que se infiltrava em vários locais da escola, incluindo salas de aula.

Esta decisão, dada pelo seu director, que obrigou a que cerca de 900 alunos tivessem de abandonar a escola, vem confirmar a necessidade de obras urgentes neste estabelecimento de ensino. Questão levantada pelo PCP inúmeras vezes, como mais recentemente, aquando de uma visita realizada por deputados e dirigentes do PCP a 20 de junho de 2016 e o último Projecto de Resolução nº449/XIII/1ª entregue pelo PCP na Assembleia da República no mesmo dia.

Nestas e noutras iniciativas que o PCP e a CDU tiveram durante os últimos anos, foi sempre recomendada a necessidade urgente da requalificação da escola, que durante anos a fio tem ficado à margem de intervenções de fundo de requalificação. Num edifício que é património de interesse histórico, arquitectónico e urbanístico, classificado como imóvel de interesse público, que acolhe o Museu de Física e o Museu de História Natural, é inaceitável e intolerável que o Governo do PS, como todos os que o antecederam, não resolvam este grave problema que põe em risco não só a tranquilidade necessária à aprendizagem dos alunos, como põe em perigo de segurança e, quem sabe, de vida, alunos, professores e funcionários desta escola.

Tendo em conta que não se sabe se a escola irá reabrir nos dias seguintes, exige-se que se tomem medidas urgentes para o regresso à normalidade de funcionamento desta.

O PCP e a CDU irão continuar a lutar e a intervir de forma a que sejam desde já tomadas medidas para a realização de obras urgentes, bem como a apresentação de nova pergunta ao Ministério da Educação (em anexo) tendo já agendado para discussão o seu Projecto de Resolução sobre a necessária e urgente requalificação da Escola Secundária Alexandre Herculano.

Porto, 26 de janeiro de 2017

CDU-Coligação Democrática Unitária

Print Friendly, PDF & Email
Share