Voto de Congratulação ao Prof. Engº Mota Freitas

Na reunião de Câmara do passado dia 22 de Setembro o Vereador da CDU apresentou o seguinte voto de congratulação, que foi aprovado por unanimidade:

 

VOTO DE CONGRATULAÇÃO

José da Mota Freitas, professor catedrático da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, e a sua equipa (constituída por mais de 20 Técnicos, entre engenheiros, desenhadores e medidores-projectistas), foram distinguidos pela International Association for Bridge and Structural Engineering (IABSE) com a atribiução do prémio Ostra-Outstanding Structure pelo projecto desenvolvido na Igreja da Santíssima Trindade, em Fátima.

Esta distinção que é considerada uma espécie de prémio Nobel da engenharia, foi atribuída pelo facto da a IABSE considerar o projecto de estruturas desta Igreja, como o projecto de estruturas mais notável, inovador e criativo feito no mundo nos últimos anos.

O júri da IABSE pretendeu destacar este projecto pela amplitude da estrutura circular da Igreja, onde cabem nove mil pessoas sentadas, delimitadas por uma parede circular atravessada na zona central por duas grandes vigas que suportam a estrutura. São vigas em betão branco que foram pensadas de forma a retraírem e a expandirem, consoante a temperatura, sem que haja fissuras.

A atribuição deste galardão é um justo reconhecimento para a engenharia civil portuguesa, sendo naturalmente relevante que tenha sido atribuído a um Professor da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, contribuindo, desse modo, para o reconhecimento internacional desta Escola e, consequentemente, para o reconhecimento da própria Cidade.

Assim, a Câmara Municipal do Porto, reunida no dia 22 de Setembro de 2009, delibera:

  1. Felicitar o Professor José de Mota Freitas e toda a sua equipa pela atribuição do prémio Ostra-Outsanding Structure ao projecto desenvolvido na Igreja da Santíssima Trindade, em Fátima;

  2. Enviar cópia deste Voto de Congratulação ao gabinete do Professor José de Mota Freitas, à Direcção da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e à Reitoria da Universidade do Porto

Porto, 21 de Setembro de 2009-09-21

O Vereador Da CDU – Coligação Democrática Unitária

Rui Sá

Print Friendly, PDF & Email
Share