CDU desafia Rui Rio a apresentar o seu projecto para o Bairro Raínha D. Leonor (Blocos)

 

O Bairro Rainha D. Leonor (blocos) recebeu no dia 13 de Setembro a visita do Vereador e candidato da CDU à Presidência da Câmara, eng.º Rui Sá, acompanhado de diversos eleitos e candidatos da CDU.

Sendo um dos bairros mais antigos do Porto, construído em 1953 e 1955, este bairro é constituído por 5 blocos e 100 habitações, no qual vivem cerca de 400 pessoas. Encontra-se muito degradado, com a estrutura das escadas com ferro à vista (tendo caído já vários pedaços que só por acaso não provocaram vítimas pessoais), com gradeamentos das varandas a cair e com mais de uma dezena de casas devolutas (algumas delas tiveram obras interiores mas, como não foram ocupadas, sofreram actos de vandalismo e foram entaipadas).

O Bairro Rainha D. Leonor (blocos) é um dos bairros do designado Grupo 1 (ou seja, o grupo de bairros em piores condições) que não teve obras durante os dois mandatos de Rui Rio e que não tem obras nem projectos de obras previstos nos planos de actividades da Domus Social, empresa municipal responsável pela gestão dos bairros municipais.

Constatando esta situação, agravada pelo facto de existirem elementos estruturais (designadamente ao nível de escadas e varandas) em risco de colapso (tal como aconteceu recentemente no bairro das Campinas), e tendo em conta, também, a não atribuição das casas devolutas, Rui Sá questionou a vontade política do actual Presidente da Câmara em reabilitar o bairro Rainha D. Leonor (blocos).

Nesse sentido, e tendo em conta a posição privilegiada, em termos de vistas sobre o Rio Douro e a sua foz, Rui Sá lançou um repto a Rui Rio, desafiando-o a pronunciar-se sobre o seu projecto para o bairro. Em concreto, desafiou Rui Rio a assumir se, tal como preconiza para o bairro do Aleixo (cujo terreno tem uma localização semelhante), também defende a demolição do bairro Rainha D. Leonor (blocos), promovendo a expulsão dos seus moradores e entregando o terreno para a construção de condomínios de luxo, tais como os já existentes nas proximidades.

De facto, a localização do bairro, associada à inexistência de projectos para a realização de obras (ao contrário do que sucede para outros bairros do grupo 1), faz prever que é essa a intenção de Rui Rio, que não a torna pública com receio de perder votos e porque essa opção tornaria ainda mais claro que o seu projecto para o Aleixo não visa terminar com o flagelo da droga (problema inexistente no bairro Rainha d. Leonor – blocos), mas apenas implementar uma política de “apartheid” social, onde as classes mais desfavorecidas não têm o direito de viverem em locais com vistas para o Rio Douro, privilégio que Rui Rio considera ser um exclusivo das classes economicamente mais favorecidas.

Ao mesmo tempo que lançou este desafio, Rui Sá defendeu que, face ao estado de conservação do bairro, e tendo em conta, também, a exiguidade das casas e a má qualidade e deterioração dos materiais (o bairro tem mais de 50 anos) a melhor solução, tal como a CDU preconiza para o bairro do Aleixo, seria demolir o bairro rainha D. Leonor (blocos), construindo no mesmo terreno um novo bairro destinado aos seus actuais moradores.

Desse modo, ao mesmo tempo que se poupariam dinheiros municipais, proporcionar-se-iam melhores condições de habitabilidade aos seus moradores, promovendo a harmoniosa integração da habitação social no tecido urbano.

A CDU considera que se Rui Rio não responder a este repto da CDU de publicamente divulgar as suas intenções para o bairro Rainha D. Leonor (blocos), tal significará que, efectivamente, as suas intenções passam pela demolição do mesmo com a expulsão dos seus moradores para outros bairros, e que não tem a coragem política de o assumir com medo de perder votos e de desmascarar a sua verdadeira motivação para a demolição do bairro do Aleixo!…

Porto, 13 de Setembro de 2009

A CDU – Coligação Democrática Unitária da Cidade do Porto

Print Friendly, PDF & Email
Share