Governo interfere nas eleições autárquicas do município do Porto

 

Face aos pedidos que vários órgãos de comunicação social tem feito para comentar um eventual convite feito pelo Ministério da Cultura para o Eng.º Rui Sá acompanhar a comitiva do Senhor Ministro da Cultura na sua visita ao Porto, a CDU – Coligação Democrática Unitária da Cidade do Porto entende tornar público o seguinte esclarecimento:

  1. O Eng.º Rui Sá não foi convidado, formal ou informalmente, quer na sua qualidade de Vereador da Câmara Municipal do Porto, quer na sua qualidade de candidato a Presidente da Câmara, para acompanhar a comitiva do Senhor Ministro da Cultura que no dia de hoje esteve presente em vários equipamentos da Cidade do Porto.

  2. Deste modo, torna-se claro que a presença da Dr.ª Elisa Ferreira, candidata do PS à Presidência da Câmara Municipal do Porto, nessa comitiva só pode resultar de duas situações:

  • A Dr.ª Elisa Ferreira, procurando os holofotes mediáticos desta visita, tornou-se aquilo que, na gíria popular, se designa por “penetra”, aparecendo numa iniciativa para a qual não foi convidada; ou

  • Numa lamentável confusão entre as funções de Estado e as funções partidárias, o Ministério da Cultura decidiu “dar uma mão” à candidata do PS.

  1. Independentemente de qual das situações realmente ocorreu, a verdade é que ambas são igualmente inadmissíveis e penalizadoras para a Dr.ª Elisa Ferreira, que com esta pacóvia actuação descredibiliza a sua candidatura e ajuda a entender que, afinal e não obstante o seu discurso de “independência” e de força para “bater o pé” a Lisboa, mais não é do que um peão do Governo do PS na Cidade do Porto.

  2. A CDU não pode deixar de registar que a presença da Dr.ª Elisa Ferreira ao lado do Senhor Ministro da Cultura pode ser lida como uma manifestação de solidariedade com uma política que tanto tem discriminado o Porto, como o provam os cortes para a Ópera, a discriminação das companhias teatrais do Norte e da Cidade nos concursos de apoio teatral, a indefinição em torno do pólo da Cinemateca no Porto, a diminuição do estatuto de Direcção-Geral para Direcção de Serviços do Centro Português de Fotografia, etc.

  3. A CDU apela ao Primeiro-Ministro e ao Governo para se absterem de procurar interferir nas eleições autárquicas do Porto, tal como infelizmente aconteceu em 2005, com o processo do túnel de Ceuta.

Porto, 28 de Agosto de 2009

A CDU – Coligação Democrática Unitária da Cidade do Porto

Print Friendly, PDF & Email
Share