PCP questiona Governo sobre degradação dos serviços da STCP

Na sequência de uma reunião com representantes dos trabalhadores da STCP, o PCP questionou o Ministério que tutela a empresa sobre a acentuação da degradação dos serviços prestados pela empresa.

Na pergunta para além dos problemas relacionados com a falta de motoristas, corte de serviços e alienação de património da STCP, o PCP questiona o governo sobre as medidas que pretende tomar para impedir a concorrência ilegal dos operadores privados que causa, mensalmente, cerca de 500 mil euros de prejuízo ao erário público.

São cinco as perguntas dirigidas ao Ministério do Ambiente:

“1.- Tem este ministério conhecimento da decisão de alugar as estações de recolha da Areosa e Corujeira? Em que moldes e com que propósito foram realizadas estas operações? Como justifica o ministério essa decisão?

2. – Tem este ministério conhecimento da impunidade com que os operadores privados violam a exclusividade do direito de exploração de transporte coletivo rodoviário da STCP? Que medidas vai este ministério tomar para impor a Lei?

3.- Tem o ministério conhecimento da redução de 25 a 30 serviços diários pela STCP? Que medidas vai este ministério tomar para defender o direito que os utentes têm a um transporte públicos eficaz e eficiente?

4.- Tem o ministério conhecimento que o CA apenas contratou 60 dos 139 motoristas para os quais tinha autorização? Que medidas vai este ministério tomar para inverter a degradação do serviço causada pela gravíssima falta de motoristas na STCP?

5.- Que informações possui e que avaliação faz este Ministério quanto a venda dos 44 autocarros da STCP à TUB?”

Ler aqui o requerimento: 20160121_STCP_req

O Gabinete de Imprensa da DORP do PCP