Jardim da Arca d’Água (Paranhos) abandonado e degradado

O jardim da Praça 9 de Abril, em Paranhos, popularmente conhecido como o “Jardim da Arca d’Água” é um dos mais importantes e antigos da cidade do Porto. O seu nome deriva de, já nos finais do século XVI, ali ter sido construído um aproveitamento dum manancial subterrâneo de água para o abastecimento da cidade do Porto.

Apesar de ser muito frequentado pelos moradores desta zona, todo este espaço encontra-se, desde há alguns anos, num estado de profunda degradação que tem inquietado muitos dos moradores da zona.

No dia 13 de Dezembro o vereador da CDU na Câmara Municipal do Porto, Pedro Carvalho, acompanhado de outros eleitos da CDU na Assembleia Municipal e na freguesia de Paranhos, realizaram uma visita a este espaço verde onde puderam verificar a situação do equipamento e contactar directamente com os seus utentes.

Entre as principais queixas apresentadas a falta de iluminação nocturna é uma das que acarreta a maior preocupação, uma vez que a generalidade dos candeeiros está inutilizada e torna este espaço um “buraco negro”, que cria aqui uma situação de insegurança à noite. O próprio jardim além de apresentar um pavimento em alcatrão, desadequado a este tipo de espaços, apresenta os canteiros em terra, sem plantas, com acumulação de pedras mostrando que não existe um cuidado de jardinagem adequado a um equipamento de elevado interesse ambiental como é este jardim. Outros problemas apresentados pelos utentes deste espaço prendem-se com o encerramento do bebedouro, a degradação da escultura de Charters de Almeida e do coreto do jardim, assim como o facto de os sanitários estarem permanentemente encerrados.

Os eleitos da CDU constataram no local que este espaço verde está a necessitar de uma profunda reabilitação que devolva as condições que permitam aos habitantes de Paranhos de voltarem a usufruir deste espaço, pelo que irá apresentar este assunto na próxima reunião da Câmara Municipal.

Print Friendly, PDF & Email
Share