Rua de Serralves necessita de requalificação urgente

No passado dia 2 de Novembro o Vereador da CDU, Pedro Carvalho, acompanhado de outros eleitos na Assembleia Municipal e de outros eleitos de Lordelo do Ouro e Massarelos. Participaram também nesta visita elemntos do Núcleo de Defesa do Meio Ambiente de Lordelo do Ouro (NDMALO). Esta visita teve o objectivo de alertar para a situação de degradação desta zona e para abordar a tentativa de apagamento da memória histórica do sítio da “Viela dos Mortos”, um dos locais emblemáticos dos acontecimentos do “Cerco do Porto” (1832 – 33).

No decorrer da visita os eleitos da CDU constataram o estado de degradação avançado da Rua de Serralves, sem passeio e com um piso irregular, por vezes com paralelos levantados e com alguns buracos. A necessidade dum plano de reabilitação deste arruamento, um dos mais antigos da cidade e que actualmente é limítrofe com um monumento de grande valor arquitectónico como a Casa de Serralves.

A CDU visitou ainda a chamada ‘Flecha dos Mortos’, local de “trincheira e barricada na altura do Cerco do Porto” e uma “memória histórica e patrimonial” que teme que venha a ser perdida caso se concretize um novo arruamento projectado entre os bairros da Pasteleira e Pinheiro Torres.

O Vereador da CDU na Cãmara do Porto referiu que faz falta um plano integrado de reabilitação para a Rua de Serralves, um projecto que não pode só passar pela requalificação de rua, mas sendo esse um dos passos essenciais. Numa rua de tráfego bastante intenso e sem passeios, a circulação dos moradores torna-se muito difícil, até porque há vários idosos e pessoas com problemas de saúde.

O vereador da CDU adiantou que irá levar à próxima reunião de Câmara uma proposta no sentido de priorizar a requalificação da rua e criticou as obras feitas em artérias como na Rua Augusto Nobre que custam às vezes milhões de euros quando existem arruamentos em situação degradada.

Sobre a questão levantado relativamente ao lugar da “Flecha dos Mortos” considerou que a Câmara já contribuiu para a sua destruição e agora se houver um atravessamento podemos destruir mais um elemento da história da cidade. Nesse sentido a CDU irá na próxima reunião de Câmara apresentar propostas para resolução destas situações.

[cincopa AEEAQHsZBxBU]

Print Friendly, PDF & Email
Share