A Câmara do Porto não cumpre os prazos de obras na via pública e procura ludibriar as populações!

 

Rui Rio passou grande parte da sua campanha eleitoral de 2001 a vociferar contra as obras da Porto 2001 e os inadmissíveis atrasos registados nas mesmas.

Mesmo depois de eleito, persistiu durante anos nessas críticas, considerando que esses atrasos eram sinónimo de incompetência e de falta de respeito pelas Populações.

Infelizmente, nesta como noutras matérias, Rui Rio adopta a máxima “Olha para o que eu digo, não vejas o que eu faço!”

De facto, há um conjunto de obras que, sucessivamente têm vindo a ser inscritas nos Orçamentos da Câmara (criando expectativas nas pessoas) e que, depois, não se concretizam ou apenas são concretizadas anos mais tarde do que aqueles em que estavam previstas.

Por outro lado, em diversas obras públicas que tem vindo a realizar na via pública, a Câmara Municipal do Porto coloca cartazes que utilizam a seguinte frase “Contamos com a sua compreensão. Conte com o nosso rigor.”

No entanto, a realidade desmente este slogan. Se a primeira frase está a ser conseguida, uma vez que as populações locais, com “paciência de Job”, têm tido a compreensão de esperar pelo fim das obras (muitas delas a demorarem uma eternidade, como acontece na Rua Costa Cabral), já a segunda parte do slogan não está a ser levada a sério por parte da maioria PSD/CDS. Efectivamente, nesses cartazes é colocada a data de conclusão prevista da obra. No entanto, quando a mesma é ultrapassada, os cartazes são substituídos por outros dos quais é retirada essa data, substituída pelo prazo de execução em dias, não esclarecendo quando é que começa a contagem dos mesmos.

A título de exemplo, a CDU apresenta dois casos ilustrativos desta situação:

  • Na Rua Costa Cabral, foi colocada uma informação da STCP (em articulação com a Câmara) a indicar que “A partir do dia 1 de Outubro devido a obras na R. Costa Cabral (Porto), o percurso destas linhas será alterado … Duração prevista para a conclusão: 105 dias”. Estes 105 dias já lá vão (terminaram na primeira quinzena de Janeiro), as obras continuam e os autocarros, passados mais 105 dias, ainda não circulam na Rua. Posteriormente foi colocado um outro cartaz indicando como data de conclusão o mês de Junho de 2009 (cartaz que mantém a “piada” “Conte com o nosso rigor”..
  • Na Rua Dionísio Santos Silva, foi colocado um cartaz indicando que a data de conclusão seria em Março de 2009. Como era de esperar, no dia 1 de Abril (dia das mentiras) retiraram este cartaz e colocaram um novo, indicando um prazo de execução 111 dias! (como é óbvio, são 111 dias em que não indicam o inicio da contagem dos mesmos!).

Afinal, Rui Rio, tal como aconteceu com as obras da Porto 2001, faz tábua rasa dos prazos assumidos com as Populações para a execução das obras. E, ainda pior, em vez de assumir as suas responsabilidades perante a Cidade, procura ludibriá-la com a “esperteza saloia” de mudar os cartazes, ocultando os prazos inicialmente assumidos (isto nem a Porto 2001 fez!…).

A CDU espera medidas concretas para o apuramento destas falhas de rigor que penalizam os moradores, comerciantes e população circundante nessa área, para que este tipo de situações não possam repetir.

A CDU, ao mesmo tempo que exorta a maioria PSD/CDS a esforçar-se por cumprir os prazos assumidos, tudo fará para, à semelhança do que já fez relativamente à Rua de Costa Cabral, propor medidas na Câmara no sentido de ressarcir os comerciantes e os moradores pelos prejuízos e incómodos causados por obras mal planeadas e mal executadas.

 Porto, 8 de Maio de 2009

A CDU – Coligação Democrática Unitária/Cidade do Porto

Print Friendly, PDF & Email
Share