CDU exige solução para o Centro Social de Aldoar até Novembro

O vereador da Câmara Municipal do Porto Pedro Carvalho, acompanhado de outros eleitos da CDU na Assembleia Municipal e na Assembleia de Freguesia visitou, no passado dia 5 de Agosto, as instalações do Centro Social de S. Martinho de Aldoar.

O CSSMA, que se situa em Aldoar e foi construído pela Paróquia local, está concluído desde Dezembro de 2013, mas encontra-se fechado porque falta construir um “arruamento de 100 metros” de acesso ao edifício, denunciou esta terça-feira Pedro Carvalho.

O centro social localizado junto ao Centro de Saúde local destina-se a apoiar idosos através de um serviço de apoio ao domicílio, um centro de dia com capacidade para acolher 60 pessoas e um lar com capacidade para outras 50.

Este projecto não pode ser posto em causa, quer do ponto de vista do financiamento, quer do ponto de vista do seu funcionamento, por causa de um arruamento que já devia estar construído há muito tempo”, disse Pedro Carvalho, que elogiou as boas instalações do centro e sublinhou a importância da sua abertura.

O vereador lembra que esta questão já foi levantada pela CDU na Câmara do Porto, que esclareceu estarem em causa “problemas de cotas” e que havia “revisões de projecto” que tinham de ser feitas. A autarquia informou na altura que havia a possibilidade de algumas obras estarem concluídas apenas em Abril do próximo ano. Para o vereador da CDU não é aceitável que esta situação se continue a prolongar, pelo que a autarquia tem de encontrar até Novembro deste ano uma solução para que o centro possa começar a funcionar. Pedro Carvalho frisou que este era um “equipamento essencial” para a população, por se localizar numa “zona carenciada da cidade” e ser um centro “que vai gerar emprego na comunidade local”, para cerca de 20 pessoas.

O Vereador da CDU irá exigir “na primeira reunião de Câmara e também na Assembleia de Freguesia” depois da paragem para férias dos autarcas uma solução que permita que o Centro Social de S. Martinho de Aldoar comece a funcionar (CSSMA) já em Novembro.