Proposta de inscrição do nome de José Saramago na toponímia do Porto

Na reunião de Câmara, realizada a 25 de Março, a CDU apresentou uma proposta de recomendação para atribuição do nome de José Saramago a um dos arruamentos da cidade.

PROPOSTA DE RECOMENDAÇÃO

Em 2014, vão passar quatro anos do falecimento de José Saramago, vulto maior da cultura nacional e mundial. Escritor, poeta, romancista, jornalista, ensaísta, dramaturgo e argumentista. José Saramago ganhou o Prémio Camões em 1995, o maior prémio literário da língua portuguesa. Viu as suas obras traduzidas em várias línguas (e adaptadas, nomeadamente para o cinema), contribuindo de forma efetiva para o reconhecimento internacional da prosa em língua portuguesa. Reconhecimento que ficou patente ao ser galardoado com o Prémio Nobel da Literatura em 1998 e, até hoje, ser o único Prémio Nobel da Literatura, Português.

A Câmara Municipal do Porto, ciente do importante contributo que José Saramago deu para a divulgação e o prestígio de Portugal e da Língua Portuguesa, recomenda à Comissão de Toponímia a apresentação de uma proposta de atribuição do nome de “José Saramago, Escritor, Prémio Nobel da Literatura 1998” a uma artéria da cidade.

Porto, e Paços do Município, 25 de Março de 2014

O Vereador da CDU – Coligação Democrática Unitária

(Pedro Carvalho)

Print Friendly, PDF & Email
Share