CDU/Porto reclama conclusão dos acessos que ligam zona de Francos à Rotunda do Bessa

O vereador da CDU na Câmara do Porto, Pedro Carvalho, defendeu a conclusão, “com urgência”, dos acessos que ligam a zona de Francos à Rotunda do Bessa, afirmando que resolveria uma parte significativa dos problemas de mobilidade e de insalubridade desta zona da freguesia de Ramalde.

“São cerca de 150 metros [de acessos] que permitiriam resolver o problema da ligação do Bairro de Francos e do trânsito da Prelada à rotunda, mas também permitiria requalificar aquela zona, amplamente degradada e onde existe a céu aberto um grave problema de droga”, afirmou Pedro Carvalho, após se ter reunido com a Associação de Moradores da Zona de Francos.

Pedro Carvalho apresentou em Fevereiro de 2013 uma proposta de recomendação ao anterior executivo, liderado por Rui Rio, em que pedia a empreitada, por forma a melhorar a circulação de trânsito e eliminar dos destroços da demolida ilha do Mesquita o “tráfico e consumo de droga”, mas nada aconteceu até então, estando a zona suja e degradada.

“Na próxima reunião de câmara vou recordar esta proposta para tentar perceber porque é que nada foi feito e tentar perceber quais são as intenções deste executivo”, adiantou o vereador da CDU. O autarca, para quem esta ligação “completava o eixo fundamental da rotunda do Bessa”, destacou ainda as “dificuldades financeiras” que a associação de moradores tem actualmente para “fazer o seu trabalho”.

A associação é proprietária de todos os 44 fogos, construídos no âmbito do processo SAAL — moradias unifamiliares de tipologia T3 — e a requalificação das mesmas torna-se difícil face aos actuais problemas financeiros. “Em tempos, a associação conseguiu uma isenção do IMI. A ideia é ver se a Câmara tem vontade política para prorrogar esta isenção, o que permitiria algum encaixe financeiro para avançar com a requalificação”, concluiu.