Moção da CDU sobre Fundos Estruturais aprovada na Assembleia Municipal

Por iniciativa do grupo municipal da CDU, a Assembleia Municipal do Porto, reunida em sessão ordinária no dia 17 de Fevereiro de 2014, aprovou por maioria e apenas com a abstenção do PSD uma moção ondeexpressa profunda preocupação com o conteúdo e a repartição financeira incluída no Acordo de Parceria entregue à Comissão Europeia no passado dia 31 de Janeiro. Na mesma moção exigia-se quesejam asseguradas as verbas necessárias no domínio das infraestruturas de transportes, incluindo na área da mobilidade urbana e suburbana, que permitam alavancar o desenvolvimento da região Norte e do Grande Porto, designadamente, e a título de exemplo.

• . Rede de metro da Área Metropolitana do Porto;
  • . Expansão da capacidade de carga e de passageiros do aeroporto do Porto;
  • . Infraestruturas de acesso rodoviárias e ferroviárias ao porto de mar de Viana do Castelo;
  • . Consideração da duplicação e eletrificação da linha do Minho, até Valença, e ao invés da intervenção de natureza minimalista que está prevista;
  • . Eletrificação e duplicação da linha de Leixões;
  • . Aproveitamento integral e eletrificação da linha do Douro;
  • . Construção do IC35, entre Penafiel e Entre-os-Rios;
  • . Consideração efetiva da melhoria da EN-14 entre a Maia e Famalicão;
  • . Duplicação da linha Aveiro – Vilar Formoso e articulação com o porto de Leixões, componentes não previstas na intervenção contemplada;
  • . Lançamento da ligação ferroviária mercadorias/passageiros Porto/Braga/Vigo, em velocidade elevada, que sirva o Porto de Leixões e o Aeroporto.

Ler aqui texto integral da moção: 02 PR_20140204_Fundos_Comunitários