CDU pede à Câmara do Porto intervenção urgente na zona da Lomba (Bonfim)

O vereador da CDU na Câmara do Porto defendeu domingo uma “intervenção urgente” na zona da Lomba, freguesia do Bonfim, onde há “quase caminhos de cabras” e ruas com “crateras” que podiam ser reabilitados “sem grandes investimentos”.

A recomendação já tinha sido aprovada em sessão camarária em Janeiro de 2013 (https://www.cidadedoporto.pcp.pt/?p=2580), mas por ter sido alvo de um “veto de gaveta”, o comunista Pedro Carvalho pretende chamar a atenção do novo executivo na reunião de terça-feira para “um Porto esquecido e quase rural”, onde há “arruamentos do século 18”.

“A zona está muito pior, quer em termos de arruamentos, de passeios ou da inexistência de passeios. Sem grandes investimentos, a reabilitação das ruas era um primeiro passo para a reabilitação de toda a zona, que tem cerca de 26 ilhas [habitações operárias típicas do Porto]”, observou o vereador da CDU.

Pedro Carvalho pretende insistir junto da Câmara do Porto para que “pelo menos a rua de Vera Cruz seja reabilitada”, devido à existência daquilo a que chama “crateras” e alerta que o problema se situa no Bonfim e perto de Campanhã, áreas que o actual presidente da autarquia, Rui Moreira, elegeu como prioridade.

“Vamos chamar a atenção do novo executivo para cumprir a recomendação aprovada e para que a prioridade dada a Campanhã não seja retórica”, observou o vereador.

Na proposta apresentada há um ano, a CDU alertava também para a necessidade de a câmara falar com os senhorios privados no sentido de os levar a “remover entulhos de casas devolutas” e de requalificar um rinque que continua “com a iluminação desactivada”.

“Com milhares de euros conseguia-se resolver. Noutros locais, como a avenida da Boavista, gastam-se milhões e esta é uma zona com fragilidades sociais e em termos de acessibilidades mas tem bastante potencial, devido à proximidade da estação de Campanhã”, observou Pedro Carvalho.

O vereador destacou ainda ser necessário apoiar a Associação de Moradores da Lomba, cuja sede “precisa de ser adquirida e reabilitada”, tendo igualmente a Câmara aprovado en Janeiro de 2013 uma proposta da CDU nesse sentido (https://www.cidadedoporto.pcp.pt/?p=2530).

De acordo com Pedro Carvalho, a associação presta “diversos serviços sociais aos moradores” da zona, “nomeadamente o de banhos públicos”, permitindo a quem não dispõe de instalações sanitárias em casa o uso dos balneários.

[cincopa AMHABbb3y2yU]