CDU defende cooperação entre Porto e Gondomar para despoluir rio Tinto

Os vereadores da CDU nas câmaras do Porto e de Gondomar defenderam uma cooperação intermunicipal para despoluir o rio Tinto, alertando que a ETAR do Meiral não resolve o problema, mesmo funcionando em boas condições.

Estas declarações foram proferidas por Pedro Carvalho e Joaquim Barbosa no fim de uma conferência de imprensa junto à Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) do Meiral, em Rio Tinto, Gondomar, onde entre sábado e domingo foram lançados mais de sete milhões de litros de esgoto sem tratamento, de acordo com o Movimento em Defesa do Rio Tinto.

“Continuamos a ter um problema ambiental sério cuja resolução depende de um corredor ecológico que passa na bacia de Campanhã [Porto] e isso resolve-se com cooperação intermunicipal. Tem de haver vontade política. Se não houver essa capacidade em 2014, podem perder-se fundos comunitários para ajudar a solucionar a questão”, afirmou Pedro Carvalho, vereador da CDU na Câmara do Porto. Acrescentou ainda que “há 20 anos que temos a ETAR e continuamos a não resolver o problema, porque as descargas, tratadas ou não, são lançadas num rio de baixo caudal”, explicou Pedro Carvalho.

Joaquim Barbosa, vereador da CDU na Câmara de Gondomar, destacou que, quando foi construída, “possivelmente a ETAR já estava subdimensionada”, uma vez que Rio Tinto tem atualmente “60 mil habitantes”.De acordo com o vereador da CDU na Câmara Municipal de Gondomar, nem com o investimento de cinco milhões de euros em curso na ETAR concessionada a privados o problema se soluciona porque “mesmo com a ETAR a funcionar bem, o leito médio do rio não suporta as descargas”. “É aí que se coloca o problema intermunicipal, até porque a Câmara do Porto defendeu como prioridade Campanhã, onde passa o rio Tinto”, observou.

Pedro Carvalho alertou que a poluição do rio “põe em causa ambos municípios”, pelo que na próxima reunião do executivo, marcada para terça-feira, pretende “levantar a questão da batalha pelo projeto do Parque Oriental e pela despoluição do rio Tinto”.

“O atual presidente da Câmara do Porto defendeu Campanhã como prioridade e é lá que se situa o Parque Oriental e onde passa o rio Tinto. As consequências do problema da ETAR do Meiral acabam por terminar no Douro e no Porto, na zona do Parque Oriental”, lamentou.

Os vereadores da CDU do Porto e de Gondomar alertaram ainda para os “perigos” da concessão de serviços públicos a privados, já que no caso da ETAR do Meiral os pedidos de visita de Joaquim Barbosa não obtiveram resposta positiva. “Não vemos razão para que o concessionário não nos abra as portas. Isto é um serviço público e a própria Câmara de Gondomar parece estar refém de uma concessão”, vincou.

Também Pedro Carvalho condenou a atitude, considerando uma “falta de transparência inadmissível que se recuse a visita a um vereador eleito”. “Isto mostra que, com as concessões, as câmaras acabam por ficar reféns de contratos blindados”, reclamou.

Ler aqui o comunicado de imprensa da CDU: ComunicadoCDU_ETAR_RioTinto

Print Friendly, PDF & Email
Share