PSD utiliza meios municipais ao serviço de campanha partidária

No passado sábado, 21 de Março, o Diário de Notícias publicou uma reportagem sobre a actividade da Drª Manuela Ferreira Leite. Essa reportagem abrange um passeio que a Presidente do PSD terá dado pela Rua de Santa Catarina, no Porto, no passado dia 12.

Sobre esta iniciativa editorial do DN, nada a obstar, naturalmente. No entanto, na fotografia que acompanha essa reportagem constata-se, com estranheza, que na comitiva que a acompanhou nesse passeio (iniciativa de carácter partidário, inserida na designada “campanha pré-eleitoral), se integravam um conjunto de quadros do Município do Porto. De facto, nessa fotografia são perfeitamente identificáveis um Director Municipal, a responsável pelo Gabinete de Comunicação, vários Adjuntos de Vereadores do Município e uma funcionária municipal adstrita ao gabinete de uma Vereadora.

Não está, naturalmente, em causa o direito que qualquer funcionário municipal participar nas iniciativas partidárias que entender. O que está em causa é o facto de Quadros cujos vencimentos são pagos pelos impostos dos Munícipes do Porto utilizarem as horas de serviço para participarem em iniciativas de carácter partidário, fazendo-o à “sombra” do Presidente da Câmara, que tem a obrigação de zelar pela isenção da estrutura municipal e pela correcta utilização dos dinheiros públicos.

Esta situação configura uma lamentável e abusiva utilização do aparelho municipal por parte da estrutura do PSD, que vem na senda daquilo que tem sido a prática de Rui Rio e da coligação PSD/CDS, com a utilização dos mecanismos de comunicação municipal para difundir imagens de carácter partidário, contratação de “boys” e “girls” para cargos municipais e utilização de viaturas e funcionários municipais para acesso a iniciativas de carácter exclusivamente partidário.

O PCP, ao mesmo tempo que lamenta esta vergonhosa e abusiva utilização da estrutura municipal para fins partidários, desafia o dr. Rui Rio a prestar esclarecimentos sobre esta situação e a explicar como é que a mesma se insere no discurso que profere em termos de “rigor” e de “seriedade”.

O PCP exorta o dr. Rui Rio a, numa altura em que se aproximam três actos eleitorais, se abster de continuar a utilizar meios municipais para apoiar a actividade do PSD.

A CDU – Coligação Democrática Unitária / Cidade do Porto

Print Friendly, PDF & Email
Share