CDU E CGTP convergem na reclamação da demissão do governo e na defesa de uma política de criação de emprego no Porto

O Vereador e candidato da CDU – Coligação Democrática Unitária à Câmara do Porto, Pedro Carvalho, reuniu-se esta manhã com a União de Sindicatos do Porto/CGTP. Durante o encontro, foi avaliado o agravamento da situação social e económica da cidade do Porto, com destaque para o aumento do nº desempregados.

A ofensiva levada a cabo pelo actual governo contra os direitos dos trabalhos e os serviços públicos – de que a redução das remunerações, do pagamento do trabalho extraordinário, a extinção de feriados, o encerramento de estações dos CTT e a privatização de empresas públicas estratégicas são exemplos – têm na cidade do Porto uma expressão particularmente forte.

Para a CDU e para a CGTP os recentes desenvolvimentos relacionados com a demissão de Vítor Gaspar e Paulo Portas confirmam a urgência da imediata demissão do Governo, a dissolução da Assembleia da República e a convocação de eleições legislativas antecipadas.

Pedro Carvalho denunciou a demagogia dos candidatos dos partidos da troika nacional – PSD, CDS e PS –, que “choram lágrimas de crocodilo” sobre os dramas do desemprego e da pobreza mas comportam-se como cúmplices da política de desastre nacional em curso. Atente-se, por exemplo, às promessas do candidato do PSD à Câmara do Porto, Luís Filipe Meneses, que afirma pretender criar 20 000 novos empregos no Porto mas, simultaneamente, afirma-se como um apoiante de primeira linha de Passos Coelho, a quem apelidou de ser “o Primeiro-ministro mais sério que Portugal já teve”.

Neste encontro, a CDU reiterou a sua solidariedade com a luta da CGTP – IN e sublinhou a importância da luta dos trabalhadores para a construção de uma cidade do Porto e de um país mais justos.