Vereador da CDU visita o Bairro Duque de Saldanha

No dia 24 de Fevereiro o Vereador da CDU, Pedro Carvalho, acompanhado de outros eleitos na Assembleia Municipal e na freguesia do Bonfim. O objectivo desta visita da CDU foi verificar a situação estrutural deste grupo habitacional após as obras que foram realizadas há cerca de 7 anos.

Este é o mais antigo bairro municipal do Porto, construído em 1940, com uma arquitectura que o distingue da restante habitação social, e onde habitam cerca de 200 moradores em dois edifícios.

As queixas ouvidas pelos elementos da CDU prendem-se com uma questão “quase transversal a todos os bairros, que é a questão das infiltrações e da humidade, com entupimentos, e refluxos de água” em canalizações envelhecidas.

Após ter contactado com vários moradores o Vereador Pedro Carvalho salientou que depois das obras que aqui foram realizadas anteriormente “começa-se a notar a deterioração, não só daquilo que é das fachadas, mas também daquilo que na altura não foi feito nos interiores das habitações”.

Para Pedro Carvalho é essencial que se façam intervenções “estruturais, não só no interior das habitações mas também no exterior”, lembrando que no Bairro Duque de Saldanha “o jardim está abandonado, o ringue está abandonado e mesmo o espaço de lavadouros público, tem uma série de equipamentos que já não funcionam”.

“A requalificação tem de ser mantida ao longo do tempo” defendeu o vereador da CDU, que considera que se há lugar para aumentos de renda de cada vez que os bairros são requalificados, também deveria o contrário também deveria acontecer: “ Aquilo que defendemos é que se um bairro não é requalificado há mais de sete anos, deveria haver um automatismo do ponto de vista de redução das rendas”.

A CDU tem como “uma prioridade clara para a cidade do Porto, a questão da habitação e da reabilitação urbana, uma condição indispensável para o repovoamento da própria cidade”, recordou o vereador, acrescentando que “para nós é fundamental a questão da habitação social, até porque nós não vemos a habitação social como vê esta maioria, como um favor que se faz aos pobres, até com algum incómodo, mas como um instrumento para garantir um direito constitucional”.

Segundo o eleito da CDU, “tem-se estado a demolir bairros sem estar a construir nova habitação social o que dá uma destruição de cerca de 1.200 fogos, cerca de 8% de toda oferta desde que esta coligação está no poder”.

Print Friendly, PDF & Email
Share