CDU pretende implementar o projecto de Siza Vieira e Souto Moura de cafetaria no jardim da Rotunda da Boavista

A CDU do Porto revelou, em conferência de imprensa realizada no dia 21 de Fevereiro, querer recuperar o projeto do arquitetos Siza Vieira para instalação de uma cafetaria na Rotunda da Boavista através de um concurso de “construção e exploração” que evite gastar dinheiros públicos.

A ideia vai ser apresentada na próxima reunião da Câmara do Porto com o objetivo de “fazer o projeto sem custos para a cidade” e “resolver as questões burocráticas antes das autárquicas”, explicou o vereador da CDU Pedro Carvalho.

Desenhado em 2005, no âmbito das obras da empresa Metro do Porto para a linha da Boavista (entretanto abandonada), o projeto da cafetaria “foi pago com dinheiros públicos e morreu”, lamenta o vereador, acrescentando que na altura a construção estava orçada em 450 mil euros.

“O projeto seria um foco de atração àquela zona, até porque tem a autoria de arquitetos de renome internacional e iria potenciar a dinamização de outras atividades”, defende Pedro Carvalho.

A intenção do vereador é recuperar uma proposta de recomendação dos comunistas aprovada por unanimidade pelo executivo em 2008 (https://www.cidadedoporto.pcp.pt/?p=177).

Assinado pelo então vereador da CDU na autarquia, Rui Sá, o documento recomendava à Câmara que assumisse perante a Metro do Porto “o interesse na construção” do equipamento. O projecto previa a construção do café, a iluminação e recuperação do monumento central do jardim e a construção de uma passadeira entre a Avenida de França e o jardim da Rotunda.

Print Friendly, PDF & Email
Share