Vereador da CDU visita as “Ilhas” da Rua das Antas

No passado dia 17 de Fevereiro o Vereador da CDU, acompanhado de outros eleitos municipais e da freguesia de Campanhã, visitou a zona da Rua das Antas. Esta rua localiza-se na zona onde, nos finais do séc. XIX, se instalaram as primeiras grandes unidades industriais e caracteriza-se por uma significativa concentração de antigas “ilhas” que se mantêm habitadas, apesar de apresentarem características de grande insalubridade, com casas em risco de ruína, sem instalações sanitárias, onde ainda habita um número significativo de pessoas. Pedro Carvalho e os eleitos da CDU visitaram ainda as instalações da Associação Cultural e Recreativa “Os Fluminenses”.

Após um persistente trabalho de reivindicação junto da Câmara do Porto, realizado pelos eleitos da CDU, a Rua das Antas que era uma das mais degradas da cidade teve finalmente obras de requalificação, com a instalação de colectores de águas pluviais, construção de passeios e repavimentação. Um exemplo de que o trabalho persistente dos eleitos da CDU acaba sempre por ter resultados positivos.

Continuam no entanto por reslver os gravíssimos problemas habitacionais nesta zona, onde se concentram diversas “ilhas”, algumas das quais que configuram uma verdadeiras situações de calamidade social.

Pedro Carvalho defendeu a necessidade de se arrancar com um plano para reabilitar a cidade com recurso a fundos da Administração Central e Comunitários, em claboração com as cooperativas de habitação. O Vereador da CDU disse que “nas ruas envolventes existe um conjunto de “ilhas” onde as pessoas vivem em condições muito precárias e que se mantém escondida relativamente ao resto da cidade, configurando um verdadeiro Porto Escondido”. Pedro Carvalho denunciou que a política definida pela coligação PSD-CDS seja a de deixar a degradação prosseguir até à ruína total para depois favorecer alguns grandes negócios imobiliários” defendendo “a necessidade da Câmara ser proactiva, usando a sua capacidade, em conjunto com o movimento cooperativo e associativo, para criar habitação a custos e rendas controladas.

[cincopa AsIA8Fbaq-bk]

Print Friendly, PDF & Email
Share