Promessas de Rui Rio continuam por cumprir: “Ilhas” degradadas ainda são flagelo na cidade do Porto

Na Travessa do Arouca, junto ao Bairro de Francos, subsiste um conjunto de habitações degradas duma “ilha” que há mais de sete anos aguarda a sua demolição para a abertura dum arruamento de ligação à Rotunda do Bessa. Esta é mais uma situação de habitações degradadas e insalubres que continuam a persistir, apesar das sucessivas promessas de Rui Rio de erradicar este flagelo. Esta situação foi denunciada pelo Vereador da CDU numa visita realizada à ilha da Travessa do Arouca em Francos (Ramalde).

A “ilha” conhecida como “bairro do Mesquita” é composta por oito habitações degradadas onde residem cerca de 26 pessoas que sobrevivem em condições de miséria extrema. As pequenas casas estão em avançado estado de com infiltrações de humidade por todos os lados, fissuras nas paredes ameaçando a ruína iminente. O saneamento não existe e o canal de água que atravessa a ilha torna alarmantes os problemas de higiene e saúde dos habitantes. No entanto os moradores pagam ao senhorio rendas entre os 175 e os 200 euros para viverem nestas condições degradantes.

Foi este o cenário visitado, ontem de manhã, pelo vereador comunista da Câmara Municipal do Porto (CMP), Rui Sá, na véspera do dia em que o Partido Comunista vai levar o tema da habitação social da cidade a debate na assembleia municipal da câmara. “É vergonhoso haver gente a viver nestas condições no Porto do século XXI”, declarou Rui Sá. A degradação das habitações não é perceptível a quem passa na zona: “O facto de não serem visíveis acentua o problema, que fica esquecido”. Esta situação dramática passa-se a pouca distância do Bairro Municipal de Francos onde, por motivos que a Câmara nunca explicou, um número significativo de habitações permanecem vazias.

“Ao contrário do que Rui Rio afirma, ainda há necessidade de construir habitação social no Porto e a prova está aqui”, declarou Rui Sá, acrescentando que “O Dr. Rui Rio, que dizia que não conseguia dormir direito quando via pessoas a dormir com ratos, em casas onde chovia, devia lembrar-se que já é presidente da câmara há sete anos e que estas situações continuam a existir na cidade”. A situação concreta destes moradores já poderia ter sido resolvida com a abertura de uma nova rua, prevista no Plano Director Municipal, pode ser uma alavanca para a solução deste problema. “A abertura desta nova rua daria capacidade construtiva ao espaço – o senhorio poderia construir aqui e rentabilizar, ou mesmo vender, o terreno”.

O problema da falta de habitação condigna e acessível às famílias de mais baixos rendimentos continua a ser o grande problema da cidade do Porto e que esta Câmara manteve sem nada ter feito para o resolver. Como afirmou o Vereador da CDU “O Dr. Rui Rio apregoa e faz campanha afirmando que não consegue dormir descansado enquanto houver portuenses em cujas casas chove e passeiam ratos por cima das crianças a dormir. Pois aqui tem agora mais um caso para resolver”. Apesar das promessas feitas por Rui Rio a verdade é que as casas construídas no âmbito do PER das Fontaínhas continuam vazias e ainda está por cumprir a promessa eleitoral de construir dois bairros sociais nas zonas das Virtudes (para onde estavam previstos 40 fogos) e de Noeda (30 fogos).