CDU em visita a zona da Lapa: alerta para carência de equipamentos para a infância

O vereador da CDU na Câmara do Porto, Pedro Carvalho, critica a “falta de vontade política” da maioria PSD/CDS em investir na manutenção e gestão dos “poucos parques infantis” que existem na cidade.

No âmbito de uma visita que realizou este domingo ao parque infantil da Lapa, Pedro Carvalho afirmou que a cidade assistiu nos últimos 10 anos a “uma redução de 20 parques infantis” e os cerca de 30 que existem “estão num estado [de conservação] deplorável”. Esta visita realizou-se a convite da Associação de Moradores da Lapa e contou com a presença de outros eleitos da CDU na Assembleia Municipal e na freguesia de Cedofeita.

Nesta visita visitou um parque infantil municipal e uma ludoteca, que foram encerrados há vários anos e permanecem devolutos e a ser vandalizados por grupos de marginais. Apesar das várias diligências da Associação de Moradores, que se propunha assegurar a abertura e gestão do equipamento. A Câmara Municipal do Porto tem preferido que este continue encerrado e degradado.

Este é um caso exemplar duma situação que se repete em vários pontos da cidade. “Há falta de equipamentos” disse Pedro Carvalho, salientando que “se queremos uma estratégia para captar jovens para a cidade devemos requalificar os parques infantis que existem e construir novos”. O “rácio é de um parque infantil para 500 crianças e no Porto é quase o dobro” (um parque para 900). E “não faltam áreas devolutas” para a construção de novos equipamentos, sublinhou.

O parque infantil da Lapa cedido pela Câmara à Junta de Freguesia de Cedofeita “está abandonado e vandalizado há 3 anos”.Pedro Carvalho defendeu que a Câmara devia “aproveitar as forças vivas do concelho” para a reabilitação de espaços como este como demonstra o exemplo da Associação de Moradores da Lapa, que está disponível para gerir o parque.

O vereador lembrou que, em Setembro de 2009, a CDU apresentou em reunião do executivo uma proposta para que fosse feito um relatório sobre as condições de segurança e de funcionamento dos parques infantis municipais, que foi aprovada por unanimidade, mas que “nada foi feito”.[Ler aqui texto integral da proposta]

“O Porto está a perder cerca de 2% da sua população jovem por ano e este tipo de equipamento é fundamental para atrair casais jovens ao concelho”, sustentou. Os parques estão degradados “não por falta de dinheiro, mas falta de vontade política e pela definição de outras prioridades”.

Na reunião de Câmara de 22 de Maio 2012 a CDU apresentou uma proposta de recomendação sobre este assunto, que foi aprovada por unanimidade. [Ler aqui texto integral da proposta]