CDU alerta para os problemas de limpeza e segurança da Ribeira da Granja junto ao Bairro Pinheiro Torres

O vereador da CDU, Pedro Carvalho, acompanhado por outros eleitos da CDU na Assembleia municipal e da freguesia de Lordelo do Ouro, visitou no dia 22 de Abril o Bairro Pinheiro Torres, onde se inteirou dos problemas que afectam o bairro. Um dos principais problemas é o da situação da Ribeira da Granja.

O curso de água, que nasce da confluência de duas pequenas ribeiras que se juntam no Viso, atravessa as freguesias de Ramalde e Lordelo, até desaguar no Rio Douro junto ao Largo do Calém. Trata-se do último afluente da margem direita do Rio Douro e da maior ribeira da cidade, que há décadas aguarda a sua despoluição. É junto ao Bairro Pinheiro Torres que tem um dos seus troços mais interessantes, formando uma notável cascata.

Nesta visita à zona do bairro Pinheiro Torres, o vereador da CDU, Pedro Carvalho, alertou que, além de toda a área do curso de água continuar poluída, como acontece há anos, também têm vindo a ocorrer aluimentos de terras nesta zona, originando problemas de segurança. Outro dos problemas identificados tem sido a acumulação de lixos que são atirados para as margens da ribeira. “Todo este aluimento, num sítio de passagem onde as pessoas continuam a passar, é um risco de segurança. Até crianças a correrem e a brincarem facilmente caem. E há um problema de lixo”, lamentou Pedro Carvalho, que afirmou ir levar à próxima reunião da Câmara Municipal do Porto estas questões, com uma proposta de limpeza e vedação dos espaços.

Foi ainda detectado que na parte em que a ribeira passa entubada debaixo do arruamento, têm ocorrido aluimentos e fissuras graves no pavimento, que podem vir a danificar os próprios edifícios.

Nos contactos realizados nesta visita, os moradores alertaram também para o problema da droga nas fábricas abandonadas nas imediações do bairro. Para o Vereador da CDU, é o “problema de droga e prostituição que acaba por vir para este bairro”, em particular na sequência da demolição da primeira torre do bairro do Aleixo, geograficamente próximo. Segundo Pedro Carvalho, não só no bairro Pinheiro Torres, mas também no Bairro Novo da Pasteleira se fazem sentir as problemáticas ligadas ao consumo e ao tráfico, sendo uma zona “cercada por uma presença cada vez maior” destas situações.

Na sequência do contacto com os moradores, em particular com a associação dos mesmos, a CDU foi alertada para um outro problema que também conta apresentar à autarquia, que diz respeito à qualidade da requalificação do bairro Pinheiro Torres, ocorrida há dois anos e que “deixa muito a desejar”, na opinião de Pedro Carvalho, havendo indícios de ferrugem e de apodrecimento de muitas das caixilharias. Na reunião de Câmara a CDU apresentar um conjunto propostas para a resolução destes problemas:

Proposta para a limpeza da Ribeira da Granja: aprovada com os votos a favor da CDU/PS e  a abstenção do PSD/PP [Ler texto]

Proposta para a requalificação do Bairro Pinheiro Torres: aprovada com os votos a favor da CDU/PS e  a abstenção do PSD/PP [Ler texto]

Proposta sobre o tráfico de droga na zona: aprovada por unanimidade [Ler texto]