Câmara do Porto indiferente perante a continuação da degradação do Bolhão

No passado Sábado 24 de Setembro, os deputados do PCP ao Parlamento Europeu, Ilda Figueiredo e João Ferreira, visitaram o Mercado de Bolhão, acompanhados do deputado municipal Pedro Carvalho. Nesta visita contactaram directamente com comerciantes e clientes desta infra-estrutura económica emblemática da cidade do Porto. Nesta visita os deputados inteiraram-se da degradação atingida pelo edifício e das várias tentativas que a Câmara Municipal tem feito para expulsar os comerciantes que ainda persistem em manter o mercado a funcionar, apesar da inércia deste Executivo municipal ser um dos principais factores de afastamento dos clientes.

Na Assembleia Municipal, realizada no dia 26 de Setembro, o deputado municipal Pedro Carvalho questionou o presidente da Câmara com esta questão, nomeadamente pela ausência de estratégia de captação de fundos comunitários para este fim, lembrando uma anterior comunicação da Comissão Europeia confirmando a existência de verbas para este fim (ver: https://www.cidadedoporto.pcp.pt/?p=258). Nesta intervenção foi ainda questionada a motivação e a justiça dos despejos de comerciantes que a Câmara Municipal do Porto tem vindo a promover recentemente, O presidente do executivo municipal, Rui Rio, evitou responder directamente a estas questões.

Na sua intervenção abordou ainda outros temas como a paragem das obras no Parque Oriental, a degradação do serviço de limpeza urbana e a Autoridade Metropolitana de Transportes.

Ler aqui o texto integral da intervenção do deputado municipal Pedro Carvalho.