Mês: Dezembro 2009

Sobre a não realização da corrida Redbull e a promoção da Região do Porto e do Douro

A Red Bull Air Race (RBAR) foi, nos três anos em que se realizou, uma iniciativa que atraiu às margens do rio Douro, no Porto e em Gaia, dezenas de milhar de pessoas oriundas do exterior dos dois Municípios.
Esse facto, aliado às imagens projectadas sobre o rio Douro, as suas pontes e os centros históricos das duas cidades constituiu um importante bilhete-postal da região, susceptível de contribuir para a sua atractividade turística e para a animação, ainda que limitada, da sua actividade económica.
Nesta altura em que já está confirmado que, pelo menos, a edição de 2010 da RBAR não se vai realizar no Rio Douro, a CDU – Coligação Democrática Unitária dos Municípios do Porto e de Gaia considera essencial:[Ler+…]

Continuar a ler

CDU apresenta propostas para resolução dos problemas do Bairro dos CTT

Construído em 1956, o bairro é constituído por 64 habitações (32 T2 e 32 T3) distribuídas por dois blocos. Situado num terreno cujo direito de superfície foi cedido pela Câmara, este bairro é habitado por funcionários dos CTT ou seus descendentes. Enquanto no activo os inquilinos pagam a renda através de um desconto nos seus ordenados, enquanto os reformados a pagam directamente ao Município do Porto.
O processo da propriedade e gestão deste bairro encontra-se, há vários anos, a ser dirimido pela Câmara Municipal do Porto e pelos CTT, sem que, até ao momento, se tenha chegado a um acordo definitivo. Em consequência desta situação, cerca de 25 habitações estão devolutas, encontrando-se o bairro num péssimo estado de conservação, com as escadas de acesso aos andares superiores dos blocos escoradas desde Abril deste ano pelo facto de apresentarem risco de ruína. [Ler+…]

Análise da CDU à Proposta de Orçamento da Câmara Municipal do Porto para 2010

O Orçamento para 2010 é o primeiro do último mandato de Rui Rio como Presidente da Câmara e, portanto, aponta o caminho que será seguido nos próximos quatro anos. Desse modo, o seu conteúdo é confrangedor, na medida em que não apresenta nenhum projecto mobilizador para a Cidade e se mostra incapaz de, ultrapassada a fase de descalabro financeiro herdado da maioria do PS, mostrar outra capacidade na angariação de receitas de forma a garantir os investimentos que a cidade e a sua população requerem.
O Orçamento da Câmara para 2010 é de 228 milhões de euros, valor praticamente igual ao do ano passado (mais 0,9%). Mas, na verdade, este orçamento está inflacionado, na medida em que, do lado da receita e da despesa estão inscritas verbas de cerca de 20 milhões de euros resultantes das permutas do Parque da Cidade – o que significa que estamos na presença de um dos menores orçamentos de sempre do Município do Porto! [Ler+…]

Continuar a ler

As reuniões de Câmara devem ser espaço de análise dos problemas da cidade

Para Rui Rio, as reuniões de Câmara não são um momento de análise dos problemas da Cidade, de confronto de ideias e de propostas nem de geração de consensos. Para Rui Rio, as reuniões da Câmara (e da Assembleia Municipal, onde apenas participa em metade, deixando a outra metade para o seu Vice-Presidente) são uma chatice, onde é obrigado a ouvir os Vereadores legitimamente eleitos por outras forças políticas.
Mas o estabelecimento do período quinzenal das reuniões da Câmara também tem o objectivo claro de limitar o tempo de análise dos documentos e de dificultar a preparação das reuniões por parte dos Vereadores das outras forças políticas. [Ler+…]

Conversas à Moda do Porto – Opinião de Rui Sá

A Rádio Festival convidou representantes de diversas forças políticas, entre os quais me incluo, para terem uma crónica semanal intitulada “Conversas à Moda do Porto”. Depois de três crónicas, as pressões da coligação PSD/CDS na Câmara do Porto para me retirarem do ar ou para condicionarem o conteúdo das mesmas começaram a fazer-se sentir. O artigo do meu colega de vereação, Manuel Sampaio Pimentel (MSP), na última edição do “Grande Porto”, insere-se nessa pressão.

A forma insultuosa como o faz, chamando-me mentiroso, não me merece comentários. Porque tenho demasiado respeito por aquilo que os meus pais me ensinaram. Seja como for, aproveito a oportunidade para esclarecer alguns pontos que considera serem “mentiras”, “meias verdades”, ou “insinuações”. [Ler+…]

Crónicas da Rádio – Opinião de Rui Sá: A Junta Metropolitana do Porto

Foi esta semana eleito o Presidente da Junta Metropolitana do Porto para o mandato 2009-2013, indo decorrer, nos próximos dias, a eleição da Assembleia Metropolitana do Porto.
Estes são órgãos que dizem muito pouco às populações dos 16 Municípios que integram a Área Metropolitana do Porto.
A primeira razão para esse divórcio entre as populações e a Junta Metropolitana do Porto prende-se com o facto de esta não ser eleita pela população. A Junta Metropolitana do Porto é constituída pelos 16 Presidentes de Câmara e a Assembleia Metropolitana é constituída por 43 elementos eleitos pelos membros das respectivas assembleias municipais. Logo, não havendo uma eleição directa destes órgãos, a maior parte da população nem sequer sabe que existem. [Ler+…]

Continuar a ler

Crónicas da Rádio – Opinião de Rui Sá: O “negócio” da demolição do Bairro do Aleixo

Esta semana, a coligação PSD/CDS na Câmara do Porto aprovou a demolição do bairro do Aleixo, com a expulsão dos seus moradores para outros locais e a transformação do espaço num condomínio de luxo.
É para mim evidente que a situação actual do bairro do Aleixo não se pode manter. Apesar da qualidade e da dimensão das casas, a verdade é que anos e anos de esquecimento por parte da Câmara infernizaram a vida da maioria dos seus habitantes. Por falta de manutenção, associada à falta de cuidados de muitos moradores, e também por causa do flagelo da droga, que se acentuou após a demolição do bairro S. João de Deus. Por isso, defendo, há muito tempo, a demolição do bairro do Aleixo. Mas, ao contrário de Rui Rio (que no início se comprometeu a manter o Aleixo de pé), defendo que o Aleixo deve ser demolido mas que no mesmo local deve ser construído um novo bairro, destinado aos moradores que nele quiserem continuar a viver.

Crónicas da Rádio – Opinião de Rui Sá: A Domus Social e a bilheteira

Nos últimos tempos chegou-me a informação de que a Domus Social, empresa municipal de habitação, tinha enviado, em plena campanha eleitoral, por correio e para vários moradores dos bairros municipais, bilhetes para os chamados concertos promenade organizados no Coliseu do Porto. E que esses bilhetes (3 por habitação) eram acompanhados por um cartão pessoal do Presidente da Câmara, onde Rui Rio escrevia, pelo seu próprio punho, a bonita frase “É com muito gosto que a Câmara lhe proporciona este momento de música clássica”…