Jornadas da CDU na Cidade do Porto

A CDU – Coligação Democrática Unitária realizou no passado dia 23 de Maio, no edifício da Junta de Freguesia de Santo Ildefonso, as suas Jornadas na Cidade do Porto.

Esta iniciativa permitiu um aprofundamento da análise e debate da situação económica e social da cidade do Porto. Foram abordados aspectos relacionados com a situação política local, nomeadamente os acontecimentos e opções políticas nos vários órgãos autárquicos. Pretendeu-se também proceder a uma prestação de contas do trabalho realizado pelos eleitos da CDU, quer nas autarquias do Porto, quer também ao nível da Assembleia da República. Procedeu-se ao aprofundamento da análise sobre a realidade do Porto e para o apuramento de orientações de trabalho e propostas com vista à necessária mudança de políticas no plano local e à concretização da necessária e inadiável alternativa patriótica e de esquerda no país.

Foram muitas as criticas às políticas do governo PSD/CDS e às suas consequências no concelho, num quadro em que o PS, também ao nível local, tem sido um parceiro na destruição de serviços públicos e no ataque às funções sociais do Estado.

Foi dada especial relevância, à questão da habitação, nomeadamente, à requalificação de bairros sociais; à urgência de projectos de requalificação/erradicação das ilhas de habitação; ao incumprimento por parte da Câmara, na aplicação do ACEEP subscrito com o STAL/CGTP-IN, e o regime das 35 horas/semanais aos trabalhadores municipais; privatização da STCP e Metro do Porto; à privatização do estacionamento na via Pública e de outros equipamentos e serviços municipais; ao encerramento de serviços públicos e à subordinação da política cultural municipal à lógica do espectáculo e da atracção turística, entre outras.

Considerando as questões centrais, que atingem actualmente a cidade do Porto, e face às opções políticas que têm vindo a ser tomadas pela coligação Rui Moreira/CDS/PS, fica claro que as mesmas não só não dão respostas tendentes à sua resolução, como são aliás extremamente negativas para os portuenses, contribuindo para o agravamento das suas condições de vida.

Foi sublinhado o trabalho dos eleitos comunistas e da CDU, quer na Assembleia da República, quer nas autarquias do Porto, pela intensidade e conteúdo da sua intervenção. Por exemplo, desde o ínicio do mandato autárquico, a CDU já apresentou 78 propostas em reuniões da Câmara do Porto, 164 requerimentos ao Presidente da Câmara, Vereadores e serviços da autarquia, já realizou 38 visitas públicas e recebeu directamente 781 pessoas no seu Gabinete de Atendimento.

Na intervenção de encerramento, Jaime Toga, da Comissão Política do Comité Central do PCP, afirmou que “A CDU tem sido e vai continuar a ser uma força política com quem os portuenses podem contar, nas instituições e fora delas, para trabalhar e lutar por uma vida melhor. É assim nas autarquias, mas também no Parlamento Europeu e na Assembleia da República. No quadro da batalha das próximas eleições legislativas, o reforço da CDU em votos e mandatos é condição fundamental para derrotar estas políticas e este governo e concretizar a necessária e inadiável alternativa patriótica e de esquerda.”

Ler aqui o texto de Caracterização da situação política e actividade da CDU: Caracterização da situação social e política no Porto

[cincopa A8DAfl8aidIR]

Print Friendly, PDF & Email
Share