Clientes de transportes públicos do Porto cada vez “mais mal servidos”

O vereador da CDU na Câmara do Porto criticou hoje a política do Governo para os transportes, afirmando que os clientes da Metro do Porto e da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto estão cada vez mais mal servidos.

Afirmando ser contra a fusão das duas transportadoras, que tem como objetivo “privatizar” as empresas, Pedro Carvalho disse que “a lógica tem que ser substituída” para servir melhor os cidadãos.

Pedro Carvalho, que é candidato da CDU à Câmara do Porto, é preciso “parar com a redução de funcionários [nas duas empresas] e com os projetos de reestruturação”. Criticou ainda os tarifários em vigor, “que não respondem às necessidades das pessoas”, defendendo a revisão dos mesmos, designadamente no que diz respeito à cidade do Porto. “Não faz sentido que a cidade, que fica dentro da Circunvalação, tenha hoje três tarifários”, sublinhou.

Falando aos jornalistas depois de se reunir com órgãos representativos dos trabalhadores da STCP e da Prometro (empresa com a operação do Metro do Porto), Pedro Carvalho criticou ainda a Autoridade Metropolitana dos Transportes (AMT), que “claramente não funciona”.

“Tem de haver uma interoperacionalidade entre os vários serviços de transporte público, tem de haver uma política de revisão dos tarifários, tem que ser encontrada resposta para que se possa ter um transporte público que venha até às portas da cidade, que seja depois servido por transportes urbanos dentro do interior da cidade e que seja a preços acessíveis”, sublinhou.

Pedro Carvalho referiu ainda que pretende levantar de novo esta questão na Câmara do Porto, que “aqui tem responsabilidades”, porque “deve levar a sua influência reivindicativa para defender o direito à mobilidade”.

Print Friendly, PDF & Email
Share