Continuam os atrasos no desenvolvimento do projecto Metro do Porto

Ontem, Rui Rio apresentou a sua demissão da administração da Metro do Porto, numa atitude demagógica e de vitimização de quem defende o olha para o que eu digo (cortou a totalidade do subsidio aos cantoneiros da Câmara do Porto em 2006) mas não olhes para o que eu faço (manteve parte do seu vencimento na Metro do Porto).

Mas este alarido em torno dos vencimentos e das demissões, estão a esconder o não cumprimento dos compromissos do governo para o lançamento da 2ª fase das obras do Metro! Segundo o memorando de entendimento assinado entre o Governo e a Junta Metropolitana, em Junho de 2008 seria lançado o concurso público internacional para a realização das obras que constituem a segunda fase da rede do metro do Porto (isto é, pelo menos, a linha do Campo Alegre, a nova linha para Gondomar – a partir de Campanhã – e a continuação do prolongamento da linha de Gaia até a Vila d’Este). Mas não ficaram por ai os anúncios (e a propaganda em torno) do lançamento do concurso.

Falhada a data de Junho de 2008, foi logo anunciado que o concurso seria aberto em Setembro de 2009, data mais uma vez ultrapassada e perdida. Sem que os responsáveis tenham assumido o ónus do novo atraso.
No final de 2009, e de forma que só se pode classificar de muito pouco ética e séria, o Governo/Conselho de Administração da Metro vêem a público apontar uma nova data, Abril de 2010, como o mês em que seria lançado o concurso para a 2.ª fase da rede do metro.

Hoje é o último dia de Abril e, que saibamos, o concurso para o prolongamento da rede do metro não viu ainda a luz do dia. Mais uma vez novos atrasos, faltando apenas saber, de forma objectiva, qual vai ser agora o pretexto para novo adiamento. No entanto, a fazer fé no que veio noticiado no final do mês de Março, quase apostaríamos que, desta vez (mais uma vez?), a “desculpa” para voltar a atrasar o lançamento deste investimento público de vital e central importância para a mobilidade das pessoas e para aumentar a competitividade da região será um atraso num qualquer estudo de impacto ambiental. Que, a ser verdade, (e nada aponta para que não seja um mero pretexto), é de inteira e exclusiva responsabilidade do Governo e da Administração do Metro.

Perante mais este atraso, o Grupo Parlamentar do PCP questionou já o Governo (ver pergunta de Honório Novo em anexo) e os nossos eleitos na Assembleia Metropolitana do Porto farão o mesmo à Junta Metropolitana.

A DORP do PCP considera urgente o lançamento da 2ª fase e o fim do adiamento dos compromissos com a população desta região.

Porto, 30 Abril de 2010
O Gabinete de Imprensa da DORP do PCP