CNE intima Rui Rio “para no prazo de 24h repor propaganda da CDU removida”

 

No passado dia 26 de Maio, a Câmara Municipal do Porto procedeu à retirada de pendões da CDU – Coligação Democrática Unitária colocados na Avenida dos Aliados.

Perante este acto de prepotência e violador dos direitos consagrados das candidaturas concorrentes às eleicoes para o Parlamento Europeu, a CDU apresentou queixa à Comissao Nacional de Eleicoes (CNE).

Perante a exposição da CDU, a CNE notificou “o Senhor Presidente da Câmara Municipal do Porto para, no prazo de 24horas, repôr a propaganda da CDU removida, …, não o fazendo incorre na prática do crime de desobediência previsto e punido pelo artigo 348º do Código Penal”.

Esta decisão da CNE, vem reafirmar a ilegalidade do Regulamento Municipal sobre Propaganda Politica que estabelece limitações nas zonas vermelhas e amarelas.

Assim, a CNE obrigou a Coligação PSD/CDS a repôr informação política retirada de uma zona que o referido regulamento estabelece como vermelha (proibição total)!

Entretanto, a Câmara do Porto, não lhe restando outra alternativa, ja repôs os materiais retirados.

Esta retirada concreta de materiais de informação da CDU não pode deixar de ser contextualizada no quadro de uma prática continuada por parte de Rui Rio e da Coligação PSD/CDS de tentar silenciar o PCP e a CDU. Afinal de contas, a Coligação PSD/CDS ordenou a retirada de propaganda apenas da CDU!

A CDU reafirma a sua exigência de revogação do Regulamento Municipal sobre Propaganda Politica, denuncia as práticas autoritárias e anti-democráticas de Rui Rio e da Coligação PSD/CDS e apela a todos os democratas para que se mobilizem na defesa dos direitos constitucionalmente consagrados.

Porto, 2 de Junho de 2009

A CDU – Coligação Democrática Unitária/Cidade do Porto

Print Friendly, PDF & Email
Share