CDU apresenta voto de saudação ao 29º FANTASPORTO

Na reunião de Câmara de 17 de Fevereiro a CDU apresentou o seguinte votode saudação ao 29º FANTASPORTO, que foi aprovado por unanimidade.

VOTO DE SAUDAÇÃO

Vai-se realizar, no próximo dia 20 de Fevereiro, a Sessão de Abertura da 29ª edição do Fantasporto – Festival Internacional de Cinema do Porto.

Com origem em 1981, ainda como Mostra de Cinema Fantástico, o Fantasporto transformou-se numa marca de referência da Cidade do Porto, tendo sido consagrado internacionalmente pela revista “Variety” como um dos vinte mais importantes festivais cinematográficos do mundo.

Para além da mostra cinematográfica, o Fantasporto tem vindo a dinamizar um conjunto de iniciativas de âmbito cultural e artístico, como são os casos das exposições de artes plásticas, dos espectáculos de teatro e de marionetes, dos colóquios, da edição de livros monográficos ou temáticos, dos concursos de cartazes, da banda desenhada e do cinema não-profissional.

Ao longo destes vinte e nove anos, o Fantasporto exibiu em competição, a nível informativo, em antestreia ou em retrospectiva, quase 6000 filmes (entre longas e curtas metragens) completamente inéditos em Portugal.

O Fantasporto, para além de possibilitar ao público do Porto o acesso a cinema de qualidade – que, na maior parte dos casos, não poderia visionar se não fosse o Festival – transformou-se numa iniciativa que, de facto, ajuda a projectar nacional e internacionalmente a Cidade e a Região.

Desse modo, a Câmara Municipal do Porto, reunida em 17 de Fevereiro de 2009, saúda a 29ª edição do Fantasporto – Festival Internacional de Cinema do Porto, felicitando a sua organização e agradecendo-lhe o empenho que sempre tem colocado na realização deste Festival que, sem dúvidas, engrandece a Cidade.

Porto, 16 de Fevereiro de 2009

O Vereador da CDU – Coligação Democrática Unitária

Rui Sá

Print Friendly, PDF & Email
Share